Cheque Legal e chega de sustos
Site da Febraban possibilita consultar situação física de cheques 28/06/2012 01:39
» Walter Tadeu de Faria
Para possibilitar transações mais seguras com cheques, a Federação Brasileira de Bancos, Febraban disponibiliza um site para consulta da situação física da folha. Através do 'Cheque Legal' é possível consultar gratuitamente a situação de um cheque no site que é atualizado com informações emitidas por instituições financeiras. Lançado oficialmente no último dia 21, o portal foi criado para atender consultas de qualquer pessoa, tanto jurídicas, quanto físicas. "O 'Cheque Legal' foi pensado para facilitar a vida do consumidor que precisa consultar informações para realizar transações financeiras mais seguras e também para atender a resolução nº 3.972 do Banco Central", pontua Walter Tadeu de Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.

Para cumprir as exigências da resolução, no site é possível saber se o cheque não está bloqueado, furtado/roubado, sustado ou revogado ainda que em caráter provisório, ou mesmo bloqueado pelo banco porque o correntista recebeu o talão e ainda não desbloqueou, ou cancelado, extraviado, destruído e, ainda, se não é objeto de bloqueio judicial, conta corrente encerrada, ou de conta corrente com compensação encerrada. 

Para saber a situação de um cheque é preciso apenas informar o CPF do requerente e o número impresso no cheque. Ao saber da situação física da folha em mãos, o empresário pode evitar sustos posteriores. Faria reforça ainda que o site não garante o pagamento dos cheques em situação normal e que o site consiste apenas em ferramenta de consulta.



TAGS
Cheque, Febraban
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br