Canal de benefícios!
Cada vez mais utilizado, SMS se mostra como forte opção de contato com o devedor, em questão de resultados na produtividade, custo e retorno de clientes 06/07/2013 12:04
Agilidade, assertividade e flexibilidade. É com essas palavras que Lauri Bizotto, diretor da BL Cobrança, descreve os benefícios que o uso do serviço de SMS proporciona à empresa. Para ele, esse é um canal eficaz, já que possibilita atingir grandes volumes em pouco tempo e, com isso, ajuda na redução dos índices de cobrança. "Como é uma ferramenta de baixo custo, e pode ser amplamente potencializada por ter a capacidade técnica de atingir maior número de clientes devedores em menor tempo, naturalmente a possibilidade de recuperar o crédito será bem maior", afirma o diretor.
O SMS tem ainda a vantagem de ser enviado para vários clientes ao mesmo tempo, reduzindo o tempo gasto na cobrança feita uma a uma. "O cliente pode responder a um SMS mesmo estando em uma reunião, em contrapartida este mesmo usuário não poderia atender ao telefone por voz", exemplifica Daniel Bulach, gerente de negócios da Zenvia.

Essa facilidade de notificar o cliente sem que se torne uma cobrança em hora e lugar indevidos, é um dos pontos que faz com que as empresas tenham maior assertividade no contato com o cliente com a mensagem no celular.  "Por SMS, o contato com o devedor é de forma menos invasiva e objetiva", afirma Bulach. Além disso, o executivo acrescenta o índice de retorno dos clientes via telefone como um benefício do uso desse canal. "O atendimento passa de ativo para receptivo, ou seja, os devedores entrarão em contato com a central de atendimento após receberam a comunicação por SMS, permitindo um melhor planejamento operacional das carteiras, bem como redução de custos", destaca. 

Além do uso do SMS como um canal eficiente para a recuperação de crédito, também há outros casos em que as empresas se beneficiam do uso da ferramenta, como envio de código de barras, lembrete de vencimento da parcela, etc. No entanto, Fernando Luis Ferreira Nascimento, coordenador de equipe da Cobrapar, reforça que essa é uma maneira de informar ou lembrar o cliente, de uma dívida, de uma data de vencimento etc., e não como um meio de negociação, por isso é comum as pessoas entrarem em contato após serem notificados sobre algo via SMS. "A aceitação do serviço se dá pelo retorno que gera em ligações recebidas, pois alguns desconfiam das mensagens ou ficam com alguma dúvida e preferem tratar via telefone trazendo mais segurança ao realizar um pagamento", conta Nascimento. 

Apesar de todos os benefícios que o canal traz para as empresas, o gerente de negócios da Zenvia alerta para alguns cuidados imprescindíveis para o sucesso da cobrança com o SMS. Entre eles, a qualidade do mailing após uma higienização da base para que a empresa tenha os contatos dos clientes atualizados. "Além disso, um bom planejamento estratégico para que alie a capacidade de atendimento versus o retorno das ações por SMS, de forma a não deixar PA´s ociosas e, por outro lado, não sobrecarregá-las gerando fila de atendimento", conclui.


Na sua opinião, de que forma o SMS beneficia o processo de cobrança? Deixe a sua opinião na enquete do portal Crédito e Cobrança.


Confira as entrevistas exclusivas sobre o uso de SMS nas empresas de cobrança:

Após receber SMS de cobrança, é comum devedores entrarem em contato para negociar a dívida


SMS auxilia na abordagem ao evitar constrangimentos de ligações fora de hora



SMS atinge maior volume de devedores em menor tempo, aumentando probabilidade de recuperação


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