Um passo à frente, da concorrência
Com inovação na receita, cases vencedores do 5º Premio IRC+ apontam para a evolução das estratégias de concessão e recuperação de crédito, com ganhos para empresas e clientes 19/10/2013 12:08
O mercado de recuperação e concessão de crédito está crescendo cada vez mais. E para acompanhar esse movimento, as empresas estão criando novas estratégias, aliando tecnologia, inovação e gestão de pessoas. Os resultados são melhorias tanto pra as empresas quanto para os clientes. Nessa evolução, algumas empresas têm se destacado mais, como revelou o 5º Premio ClienteSA IRC+. Para conhecer essas melhores práticas do mercado, o Portal Crédito e Cobrança entrevistou, com exclusividade, os responsáveis pelos projetos vencedores, que mostram na prática o grande amadurecimento do setor.

Uma dessas empresas é a Way Back, que além de receber troféu na categoria Projeto de Inovação, foi eleita a Empresa do Ano, pela melhor média de pontuação no prêmio. Ela foi reconhecida pelo serviço denominado GPA, Gestão Preventiva de Ativos, que conseguiu atualizar quase 80% dos casos de dividas. "Tivemos um amplo entendimento do comportamento da base para fins de ações corretivas dos processos de venda, entrega e faturamento da nossa contratante", observou Ricardo Costa, superintendente comercial.

E também foi buscando inovar que a Netshoes encontrou uma oportunidade para aperfeiçoar a recuperação de crédito e assim gerar melhores serviços aos clientes. Com o projeto de reestruturação, a área deixou de integrar a Central de Relacionamento e foi incorporada a área de Risco e dessa forma, a empresa passou a avaliar os riscos envolvidos nos processos com mais proximidade. "A área de recuperação passou a estabelecer uma relação próxima com os consumidores e oferece alternativas para a forma de pagamento visando a conclusão de suas compras com sucesso", explica George Pozzobon, gerente de risco e recuperação.

Outro destaque é a Boa Vista Serviços, que criou o MIS Cobrança, conjunto de indicadores estruturados para dar apoio às empresas que buscam definir estratégias diferenciadas. O projeto possui um relatório disponível para todos os clientes que fornece os indicadores necessários para suportar as estratégias de cobrança dos clientes. "As comparações com o mercado e com o segmento auxiliam a definir estratégias de cobrança diferenciadas e monitoramento dessas ações", explica Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços. 

No caso da VoxAge foi a implementação de uma nova estrutura tecnológica para a Libbero Central de Atendimento, que resultou em crescimento de 60% no número de acordos. "Os dados foram interpretados e analisados, produzindo um conjunto de proposições e ajustes que eram feitos imediatamente com o objetivo de melhorar o desempenho da operação, num processo contínuo e cíclico", explica Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de relacionamento com clientes. 

Já a Provider foi reconhecida na categoria Gestão de Pessoas pela criação de uma equipe de negociações avançadas. O projeto começou no inicio de 2012 e ainda está em execução. "A ideia principal foi acentuar a competência de cada envolvido e maximizar os resultados do cliente, fidelizando e cumprindo o seu papel de prestadora e buscando a excelência na entrega do serviço prestado", explicou Mércia Moura, gerente de operações da Provider.

Confira as matérias exclusivas do especial: 

Adoção de novas soluções aumenta produtividade da Libbero, com crescimento de 60% no número de acordos


Indicadores criados para dar apoio a empresas ajudam a traçar táticas adequadas
 


Reestruturação da área de recuperação de crédito da Netshoes passa pela maior proximidade junto aos clientes



Equipe especializada gera aumento nas transações




Serviço de gestão preventiva traz grande baixa nos índices de inadimplência


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