Homens jovens devem mais
A inadimplência é maior entre 25 e 40 anos 08/11/2011 03:16
A euforia de receber o primeiro cartão de crédito e a ilusão de que o limite estipulado pelas operadoras também é uma renda podem ser os fatores principais que levaram 580 mil pessoas inadimplentes ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), sendo que deste total 51% do sexo masculino e 48,4% do sexo feminino, e grande parte na faixa etária de 25 a 40 anos.

A inadimplência no mês de outubro deste ano, calculada em um percentual de 6,8%, foi superior a apurada no mesmo mês do ano passado em torno de 5,8%, segundo o superintendente.

"Este aumento na inadimplência são de consumidores que estão experimentando pela primeira vez o cartão de crédito com muita emoção e pouca razão. Eles são emergentes, pois chegou à população de consumo todos os tipos de crédito, o cartão de crédito não exige mais renda mínima ", afirmou Oliveira.

O dirigente lojista admite que a liberação de cartões de crédito contribua para a dinâmica do mercado, mas trazem descontrole para as pessoas que não têm prática do manuseio do cartão que acabam comprando mais do que ganham. "O varejo continua atingindo o índice de crescimento 10%, inclusive um percentual que achávamos que não iríamos chegar", confessa o superintendente.

Como no perfil dos devedores, os homens estão como maioria, na faixa etária de 25 a 40 anos, nada mais justo do que se conhecer o que eles mais compram com os seus cartões de crédito. "Dos segmentos de varejo mais consumidos estão os eletrônicos e eletrodomésticos como TV, DVD, celulares, computadores, principalmente os notebooks.

Outros setores que apresentam maior crescimento em compras de varejo são os supermercados, área de vestuário, setor automotivo, incluindo motos e assessórios".

Mas o superintendente chama a atenção para um dado relevante em relação ao sexo dos compradores. Para Oliveira, a mulher compra mais que os homens porque "muitas compram no cartão dos homens (marido ), embora isto não queira dizer que seja a mulher , mas na realidade por trás dos homens sempre tem uma mulher", comentou.

Fonte: Tribuna da Bahia - BA
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br