Cresce busca por crédito entre PMEs
Fintechs têm se destacado ao ajudarem pequenos negócios durante a pandemia 24/09/2020 12:17
» Rodrigo Cabernite
Um levantamento da Gyra+, plataforma on-line de concessão de crédito para pequenas empresas, mostra que Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão buscando empréstimos com ticket médio entre R$ 10 e 100 mil reais. Os setores que mais procuraram em agosto foram serviços de alimentação e e-commerce. Já as regiões que mais demandaram foram Sul e Sudeste. Além disso, desde começo da pandemia, houve aumento na base da procura de empréstimo de PMEs superior a 300%.
 
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e às medidas restritivas impostas como forma de conter a doença, muitas empresas foram obrigadas a suspender as atividades e recorrer a empréstimos para continuar honrando os pagamentos. No entanto, muitos destes empreendimentos tiveram dificuldade em conseguir crédito, até por não atenderem a alguns critérios das instituições financeiras tradicionais. "Notamos que as instituições financeiras, que trabalham com este segmento de empresas, ainda não estão dispostos a adicionar risco às suas carteiras no momento", conta Rodrigo Cabernite, CEO ou co-fundador da Gyra+.
 
Por conta dessa escassez, o executivo destaca que as fintechs têm se destacado ao ajudar a financiar pequenos e médios negócios. "Quando o pequeno empresário consegue um empréstimo, normalmente, precisa pagar taxas muito altas e oferecer uma série de garantias. Justamente no campo das garantias é que a maioria das micro e pequenas empresas empacam, pois normalmente não conseguem oferecer garantias reais", explica.
 
Nesse sentido, ele lembra que os empréstimos da Gyra+, por exemplo, são "clean", ou seja, sem garantias e contam apenas com o aval dos sócios da empresa. "O crédito é consciente. Com inteligência artificial modelamos os dados que nossos clientes nos dão acesso via API. Desta forma, calculamos o empréstimo que cabe no fluxo de caixa da empresa. Isso com taxas justas para que o empreendimento possa crescer", continua.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
LGPD: Saiu a Lei, e agora?

exibições: 373
01:05:10
Total de vídeos: » 1.301
http://www.portalcreditoecobranca.com.br