Benefícios mútuos
Clientes presenteados pela queda dos juros e empresas pela redução da taxa de inadimplência 22/06/2012 12:30
» Luiz Felizardo Barroso
A consolidação do Cadastro Positivo pode configurar um cenário de crédito consciente e frutífero para os dois lados das negociações. De um lado os bons pagadores recebem os benefícios pelo seu histórico de adimplência, seja em forma de baixo juros, de descontos ou mesmo de ofertas especiais, por outro, ao conhecer mais amplamente o perfil de seu consumidor a empresa tem a oportunidade de reduzir a inadimplência e minimizar os riscos ao ofertar crédito. Mas, o que muda efetivamente?
 
À medida que os inadimplentes passarem, atraídos pelo cadastro positivo, para o rol dos adimplentes, todos saem ganhando. Esta é a tendência do mercado, avalia Dr. Luiz Felizardo Barroso presidente da Cobrart Gestão de Ativos. "Impelidos pelos benefícios concedidos aos adimplentes, os inadimplentes nem que precisem recorrer a cursos de educação financeira, tendem a mudar de lado e é possível até que depois de se autodisciplinar, passem também a poupar", vislumbra o especialista.
 
A implementação efetiva do projeto além de refletir na forma como as empresas podem contar com seus ativos a receber de uma forma mais segura, confere também maior segurança ao consumidor. "Ele passa a ter reconhecida publicamente sua idoneidade moral-financeira, passando a poder ostentá-la em seu benefício, sempre e quando houver por bem comprar a prazo, ou contrair algum financiamento", salienta Barroso.
 
Embora a lei do Cadastro Positivo já esteja sancionada e publicada, o projeto ainda não foi bem compreendido pela população e por isso também não foi absorvido em toda a sua essência, ressalta Barroso. No que espelha os países mais avançados na implantação, como o Chile, por exemplo, a aceitação e implementação é uma questão de tempo. "Não existe ainda nenhuma outra forma melhor para atender aos mesmos fins e proporcionar os mesmos benefícios para o mercado em geral", pontua e finaliza o presidente.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br