E as vantagens, quais são?
Novas ferramentas reduzem custos e permitem entender melhor o perfil do cliente 13/06/2014 01:00
» Dionísio Carvalho
Com os processos de crédito cada vez mais complexos, as empresas de concessão passam a enxergar a necessidade de investir na tecnologia, que também se aprimora a todo tempo. Segundo Dionísio Carvalho, gerente de sistemas de informação do Sicoob, o investimento na tecnologia, além de fundamental, traz diversos benefícios para a empresa, como aumento de eficiência, redução do risco operacional, velocidade do mercado, entre outros. "A empresa pode aumentar sua eficiência por meio de ajustes na maneira em que o trabalho é realizado, isto é, em seus processos-chave para o negócio. Com a redução do risco operacional, a automatização de atividades proporciona redução de erros operacionais e se a empresa possui processos definidos pode construir novos produtos e/ou serviços mais rápidos, alavancando suas operações", explica.

Segundo Carvalho, para tornar o processo de concessão de crédito menos julgamental na cooperativa foram desenvolvidos e automatizados modelos estatísticos de avaliação do tomador de crédito de acordo com o seu perfil, como por exemplo, crédito consignado em folha, pessoa física assalariada, etc. "Os modelos são avaliados periodicamente e calibrados para responder às mudanças de comportamento dos cooperados", comenta.

Apesar de tanta vantagem, no entanto, a adoção de novas ferramentas ainda enfrenta certos desafios. Segundo o gerente, há muitas tecnologias envolvidas nesses processos que para obtenção dos benefícios é exigido um grau de integração bastante forte. "O desafio é a gestão das integrações, não somente entre estas tecnologias, mas, sobretudo entre os diferentes produtos provendo informações para as atividades do processo de concessão de crédito, tais como: central de risco, risco de crédito, restritivos, garantias, workflow, entre outros", ressalta.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br