É preciso planejar
Apesar das vantagens, empresas precisam se programar para realizar empréstimos 01/07/2014 04:45
» Danilo Dupas
Não há dúvidas de que o crédito jurídico é importantíssimo para o crescimento das empresas. Contudo, os empresários ainda enfrentam algumas dificuldades no que diz respeito ao planejamento na hora de adquirir esse crédito. Segundo Danilo Dupas, coordenador do curso de gestão financeira corporativa do Unisal, as organizações devem reestruturar o negócio e aprimorar esse planejamento. "Há necessidade de gestores com maior conhecimento em gestão financeira nas empresas para mensurar assertivamente os riscos existentes e taxa de retorno dos projetos", explica.

De acordo com Dupas, o crédito concedido sem analisar o negócio da empresa torna-se perigoso, o que resulta principalmente em inadimplência.  "O crédito somente é positivo para empresas que possuem planejamento para aplicação em inovações e/ou expansão. Muitos gestores ainda analisam o negócio somente por meio do fluxo de caixa e se esquecem de desenvolver o próprio negócio, provavelmente fruto do cenário atual e/ou despreparo para os desafios e oportunidades no mercado nacional", comenta.

Sobre o crescimento dessa modalidade, o professor diz que se manteve estável devido principalmente à instabilidade econômica e política atual. "O Governo Federal passa por crescente desgaste na credibilidade, o que fragiliza o cenário futuro e aumenta o conservadorismo dos empresários no desenvolvimento dos negócios. Para dificultar ainda mais, a taxa de juros e o spread bancário aumentaram e, consequentemente, elevaram o custo operacional dos empréstimos", acrescenta.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br