Vantagem desconhecida?
Apesar de pouco conhecido, crédito consolidado pode ser solução para quem quer acertar dívidas 21/08/2014 10:40
» Josilmar Cordenonssi
O que é crédito consolidado? Não conhecido por muitos, esse crédito pode ser a solução para quem quer acertar as dívidas. Com ele, é possível, como o próprio nome diz, consolidar todas os seus débitos de diferentes modalidades. Segundo Josilmar Cordenonssi, professor de finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com os benefícios da portabilidade de crédito, a tendência é que essa modalidade cresça, pelos benefícios que oferece. "Por parte dos devedores as vantagens são inúmeras. Teoricamente há apenas um credor a pagar, ficando mais fácil de administrar, há redução do custo, pois muitas modalidades caras de crédito, como cartão de crédito, vão ser consolidadas em um grande contrato de crédito pessoal. E se o devedor oferecer garantias, esse custo pode ser reduzido ainda mais", explica.

Segundo Cordenonssi, para os bancos e financeiras que querem prosperar no crédito consolidado, os principais desafios são ser mais eficaz que os "bancos originais" (aqueles que concederam o crédito originalmente) em detectar e atrair pessoas que têm problemas creditícios, por conta de descontrole de suas contas e impulsividade em comprar. "Os bancos e financeiras que concederam os créditos originais terão um incentivo maior em ceder o crédito para outra instituição (a consolidadora), quando a perspectiva de receber os empréstimos não é boa. Caso contrário, os bancos originais, ao receberem a consulta de ceder o crédito de um "bom pagador", irão lutar para convencer o cliente a ficar, oferecendo benefícios, como redução de taxa de juros", esclarece.

De acordo com o professor, para muitos consumidores inadimplentes, é uma chance de ouro para colocar a vida financeira em ordem. Já para os bancos que apostarem nesse segmento, é poder crescer junto a uma clientela que consome intensamente produtos financeiros e que podem ser fidelizadas. "O banco estará oferecendo um caminho para diminuir suas dificuldades financeiras. E essa experiência terá um forte impacto positivo e influenciará outras pessoas a serem clientes do banco", comenta.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br