Componente estratégico
Supervisor deve entender importância de seu papel para garantir desenvolvimento dos colaboradores 08/08/2014 10:05
» Márcio Silva
Trabalhar como operador de cobrança não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, o estresse e o desgaste do dia a dia podem afetar o desempenho. Com o intuito de evitar isso, entra o trabalho do supervisor. Segundo Márcio Silva, consultor, esse profissional deve ser um "componente estratégico" dentro da empresa, buscando orientar, apoiar, reconhecer, valorizar e ajudar os operadores nas dificuldades. "Cada supervisor e demais líderes de operações de crédito e cobrança precisam compreender a importância de seu papel para o sucesso das estratégias globais de sua empresa onde atua, pois, mesmo atuando entre o nível tático e operacional, ele contribui para o alcance dos objetivos da organização", comenta.

Para Silva, em um setor com uma das maiores rotatividades do país, a importância de profissionais com qualificação torna-se essencial. "Neste ambiente, a busca por profissionais com qualificação para as operações de crédito e cobrança e a retenção destes operadores tem sido um dos maiores desafios dos supervisores, ou seja, a grande dificuldade enfrentada por essas organizações está em dois dos subsistemas mais importantes da gestão de pessoas: manter e desenvolver pessoas", explica.

Neste sentido, segundo o consultor, os supervisores de cobrança devem assumir o papel de gestores de pessoas, já que um dos motivos para o alto índice de turnover nesse setor está relacionado à gestão de equipes de operadores. "A responsabilidade pela gestão de pessoas não é mais de um departamento apenas, mas sim dos líderes e supervisores que lidam com estas pessoas o dia todo, e o RH passa a assumir a posição de Staff, apoiador, assessor ou consultor", esclarece.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
  • TVip »
Total de vídeos: »
http://www.portalcreditoecobranca.com.br